• Joana Martins

A linguagem Pré-verbal

Atualizado: Jan 17

Com a colaboração da Ana Sofia Cunha, Terapeuta da Fala

A linguagem não é nada mais nada menos do que um sistema de símbolos que nos permite comunicar seja de forma verbal, não-verbal ou escrita. E, certamente quem já contactou com bebés, já se apercebeu da evolução desta mesma comunicação.

A aquisição da linguagem inicia-se ainda no útero. É tão espetacular quanto uma mamã falar ou cantar para o bebé que está na sua barriga e ele comunicar com o exterior através dos seus movimentos. Super interessante não é? É por isso tão importante que a mãe comunique com ele através da fala ou da melodia de uma música. Quando nascer, ele vai-se lembrar! E aqui, começa a aventura da comunicação!

E como é que o desenvolvimento da linguagem no bebé acontece?

O desenvolvimento da linguagem divide-se em duas fases: a pré – linguística, quando o bebé usa apenas os sons e a linguística, quando usa palavras para se expressar e comunicar com o meio.

Vamos focar-nos apenas na pré-linguística.

Dos 0 aos 12 meses, o bebé encontra-se no período pré-linguístico - período caracterizado por uma preparação neurofisiológica das estruturas que envolvem a linguagem e assim poderem adaptar-se às seguintes etapas do desenvolvimento – que é composto pelas seguintes fases:


Com o aparecimento das primeiras palavras é considerado o final do período pré-linguístico. A partir daqui, dá-se um aumento significativo do reportório fonológico da criança. Todos estes meses foram de treino e o bebé já aprendeu de que forma consegue comunicar e como produzir respostas adequadas ao meio envolvente.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo