• Joana83jm .

Como viajar de carro com um bebé?

Apesar das vacinas para ao SARS-Cov2 terem um efeito muito importante na transmissão e gravidade da doença, a verdade é que continuam a haver alguns impedimentos à normal circulação das pessoas e um risco acrescido de contágio associado à utilização de transportes colectivos. Por estas razões, muitas famílias acabam por optar por férias a curta e média distancia, facilitando a circulação em automóvel próprio.

No entanto, nem tudo é simples quando temos um bebé pequenino na família, assim, neste artigo, pretendo rever convosco as medidas de segurança básicas para a circulação de bebés no automóvel.


1. Verificar a cadeira de transporte


Antes de qualquer viagem de maior duração, é importante verificar se a cadeira auto está devidamente instalada. Muitas vezes, na utilização do dia-a-dia ou mesmo quando finalmente conseguimos tirar umas horas e aspirar o interior do carro, as cadeiras são mexidas e pode haver alguma mudança na instalação.

Não nos podemos esquecer que a indicação actual é que todas as crianças com menos de 18 kg e/ou menos de 4 anos, devem viajar contra o sentido da marcha.


2. Adulto a viajar no banco de trás, sim ou não?


Para viagens longas com um bebé pequeno, acaba por ser necessário que um adulto viaje no banco de trás. Existe o claro aspecto de segurança, porque os bebés mais pequeninos têm a queda natural da cabeça quando adormecem e precisam de ser reposicionados, frequentemente recorrendo ao uso de uma pequena almofada de ombros desenhada para o efeito. Nos bebés mais crescidos, existe a questão da vertigem do movimento, com risco de náuseas e vómitos, uma realidade importante quando usamos cadeiras posicionadas contra o sentido da marcha. Por fim, não nos podemos esquecer da questão do entretenimento, sendo este especialmente importante nos bebés mais crescidos que precisam de ser entretidos para se manterem razoavelmente bem-dispostos durante a viagem.


3. Os intervalos


É um aspecto mesmo muito relevante das viagens de carro e nunca é demais relembrar. Os bebés não devem ficar na cadeira auto durante intervalos de tempo superiores a 2 horas. É importante planear minimamente a viagem, para programar as eventuais paragens necessárias. O tempo de paragem recomendado é variável, mas no mínimo 20 a 30 minutos. Estas paragens são especialmente importantes para os bebés amamentados que não devem ser alimentados no carro em andamento.

4. Objectos essenciais


Fraldas, toalhitas, creme barreira, suporte para a muda da fralda, mudas de roupa extra, sacos de plástico e desinfectante das mãos.

Se bebé alimentado por fórmula, é recomendável que tragam convosco as doses de leite em pó já medidas e água engarrafada. Se bebé amamentado, não é preciso mesmo nada que a mãe não tenha! Só é importante que nunca se amamente a criança no carro em andamento.

Kit de brinquedos – com preferência para brinquedos silenciosos, livrinhos ou qualquer outro objecto com que a criança esteja familiarizada.

Termómetro – especialmente importante nas viagens de verão; as crianças não devem ser deixadas nunca dentro do carro sem a presença de adultos, porque são especialmente sensíveis ao sobreaquecimento.

351 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo