30/5/2022

Como escolher brinquedos dos 0 aos 6 meses? (tendo em conta o desenvolvimento do bebé)

O desenvolvimento dos 0 aos 6 meses

O recém nascido tem percepção visual e grande interesse em objectos desde que se apresentem a sensivelmente um palmo da sua face.

Percepciona a face humana e gosta de grandes contrastes. A sua cor preferida é o vermelho.

Tem neurónios-espelho activos, que fazem com que consiga imitar a vossa expressão.

Progressivamente vai ser capaz de ver com maior nitidez e organizar o movimento dos olhos: é comum os bebés pequeninos parecerem estrábicos em algumas posições do olhar, mas esses episódios tendem a desaparecer depois dos 6 meses.

A primeira aquisição do bebé é o sorriso (e quem me conhece da consulta sabe que eu preferia mil vezes que aprendessem a fazer cocó...).

Nos primeiros 3 meses, vai haver um progressivo controlo cefálico, de forma a poder dirigir o olhar de acordo com os estímulos.

Pelos 3 meses, o uso das mãos, com o desenvolvimento de uma grande curiosidade oral (e baba!!!). Ao início as mãos estão fechadas, mas vão abrindo, à medida que perdem o reflexo palmar (aquele reflexo que faz os recém nascidos apertarem o vosso dedo).

Pelos 4 meses os bebés ficam acordados mais tempo, são muito curiosos e levam tudo à boca (podem não ser dentinhos...).

Já toleram ser colocados de barriga para baixo por períodos mais longos, o que significa que vão aprender a rodar: primeira mente de barriga para baixo para barriga para cima.

Pelos 6 meses, os bebés interessam-se pelos pés e começam a fazer barquinho, pelo que, por instabilidade, rodam para os lados. É nesta fase que dominam o rodar de barriga para cima para barriga para baixo.

Nesta posição, apoiam-se nos antebraços. Aguentam estar sentados, embora não se saibam sentar (o que significa que não conseguem entrar e sair dessa posição).

Como a maioria dos bebés começa a comer com esta idade, adoram manipular, transferir alimentos nas mãos e usar a colher (mal...mas usam!).

Aos 6 meses, a maioria dos bebés adquire a noção de permanência do objecto! Isto significa que, pela primeira vez, percebem que, mesmo que um objecto não esteja visível, ele não deixa de existir! (e deixam de acreditar que a mãe se evaporou na estratosfera quando não a têm no seu campo de visão).

Como escolher brinquedos dos 0 aos 6 meses?

Estamos obviamente a falar de uma etapa do desenvolvimento que tem necessidades específicas! O mais simples é escolher elementos de qualidade, seguros e passíveis de serem integrados em brincadeiras mais complexas durante o restante ano de vida.

Assim, dos 0 aos 2 meses, os bebés são menos capazes de grandes proezas motoras, mas têm uma grande curiosidade visual. É a fase em que imagens grandes, com grande contraste, são naturalmente apetecíveis.

O mais clássico é sugerir um livro simples para bebé, com imagens a preto e branco. Ou um grande pom-pom vermelho, para captar a sua atenção.

Nesta etapa, os bebés têm acuidade visual para perceber a presença de um rosto humano a cerca de 20-30 cm da sua face. E realmente, o rosto humano, acaba por ser o seu brinquedo favorito! Se nas primeiras 6 semanas de vida, são os neurónios-espelho que se manifestam, a verdade é que a partir desse momento, temos o desenvolvimento do sorriso intencional! E não há forma mais eficaz de ensinarmos os nossos bebés a sorrirem do que sorrirmos para eles.

Dos 2 aos 4 meses, os bebés começam a ter controlo cefálico, isto é, começam a segurar melhor a cabeça. Isso permite tentar – repito, tentar – coloca-los por curtos períodos de barriga para baixo. Não só estes curtos períodos permitem exercitar os músculos extensores cervicais, como podem favorecer a exploração de objectos e o uso gradual das mãos. Por este motivo, nesta etapa, o uso de um espelho na zona de apoio dos antebraços pode ser um bom incentivo à exploração. Nesta idade começa a fase de grande interesse pelas mãos (bem como o início de uma hipersalivação marcada que é muitas vezes confundida com o início da dentição). É nesta etapa que faz sentido oferecer objectos de manipulação leves como rocas ou mordedores.

Entre os 4 e os 6 meses, há realmente o interesse em aquisições motoras mais estimulantes: é por esta altura que os bebés aprendem a rolar. Primariamente da posição de barriga para baixo, para a posição de barriga para cima (em torno dos 4 meses). Esta descoberta só consegue ocorrer se o bebé for incentivado a ter o seu movimento livre no plano horizontal. Daí que, nesta etapa, seja tão importante o uso de protectores adequados para os bebés estarem no chão em segurança.

Só mais tarde, pelos 5-6 meses, é que o bebé começa a explorar os pés e adoptar a posição de barquinho, tornando possível a rotação para a posição de barriga para baixo.

Por isso, é muito importante não termos medo de deixar os nossos bebés à vontade no chão, ao invés de senta-los prematuramente com recurso a bancos de apoio que podem cingir os seus movimentos naturalmente exploratórios."

Junte-se à newsletter e receba um ebook gratuito.