11/5/2022

Horários, rotinas e janela de vigília: tudo o que precisa de saber para ultrapassar a crise de sono dos 4 meses

Se há assunto que eu percebo (been there, done that…actually I’m still there 😭) que cause tanta, mas tanta dor aos pais é a questão da privação de sono.

Dormir é uma necessidade absolutamente vital. E a nossa população adulta sofre de uma enorme privação de sono, secundária a horários de trabalho incompreensivelmente longos e horas de deitar que frequentemente ultrapassam a meia-noite.

Assim sendo, bebés que não dormem, assustam!

E sim, estamos preparados para aguentar as primeiras 8 semanas de vida do bebé, altura em que não produzem melatonina e não conseguem dormir a um ritmo estável.

Mas já ninguém está preparado para o disparate de acordares nocturnos que os bebés passam aos 4 meses!

Estamos a falar de uma fase de grande instabilidade do sono, em que o bebé altera a forma como as ondas electricas do seu cérebro se processam.

Em torno dos 4 meses, os bebés começam a apresentar fusos de sono (uma espécie de onda electrica específica que sinaliza o início do sono) e começam a dormir ciclos de sono com uma estrutura mais semelhante aos adultos. Mas muito (muuuuuuuuito) mais curtos! Não nos podemos esquecer que o ciclo de sono de um adulto dura 90-120 minutos. De um bebé de 4 meses…bem, (como dizer isto sem ter vontade de chorar) uns breves 30-45 minutos!

Então, é natural que aos 4 meses o vosso bebé comece a acordar a cada 45 minutos durante a noite! Mas não desesperem! É uma fase! Vai durar 3 a 6 semanas e já está !!! (Preparados para a próxima crise aos 9 meses?)

Precisamente porque aos 4 meses, os ritmos de sono do vosso bebé se alteram, faz sentido pensar em alguns conceitos simples que podem ajudar os vossos bebés a dormirem melhor.

1. Os bebés são como as galinhas

O que é que isto significa? Que se deitam quando escurece e querem acordar quando o sol nasce!

Sim, lamento, somos mamíferos diurnos e os dias dos bebés começam cedo… a maioria acorda em torno das 7:00.

(ATENÇÃO: há mães que dão um bocadinho de maminha as 7h e os bebés continuam a dormir até as 9h…mas isso é um convite para a ronha, que na verdade não ajuda nada os bebés a perceberem o ritmo do dia)

Por isso, toca a mexer, toca a saltar da cama e ir tomar o pequeno almoço numa esplanada com o vosso bebé! 💪🏻

2. Os bebés têm uma bateria curta

Sim, nada de baterias de lítio XPTOs … a energia dos bebés de 4 meses esgota-se em torno da 1:30 -1:40 de vigília.

E o que é que acontece depois? Ficam rabugentos e lutam AINDA MAIS contra o sono!

Está curto período de tempo que os bebés aguentam acordados E bem-dispostos chama-se janela de vigília!

E como determinamos a janela de vigília do nosso bebé?

A partir do momento que acordam do sono da noite (as 7:00, portanto) até começarem a ficar rabujas e a querer dormir de novo é a nossa janela!

Ao longo do dia, temos que ir propondo destas ao nosso bebe em torno da janela de vigília dele!

3. Os bebés precisam de dormir [ X^3/45,3] -0,75/ Y sestas ao longo do dia

Pois…ninguém sabe o número de sestas adequado para cada bebé! Mas se o vosso bebe não aguenta mais do que 1h30 acordado e bem-disposto, adivinho que vá precisar 4 a 5 sestas!

4. As sestas dos bebés têm de durar pelo menos 2 horas!

Ahahahahahahahaha

Esqueçam! Lembram-se dos ciclos de sono? Pois…fiquem contentes que façam 30 -45 minutos! Uma vez por dia, talvez - repito, TALVEZ - seja possível que o vosso bebe consiga encadear dois ciclos de sono e durma um pouco mais. Mas é só isso!

5. As sestas são todas iguais.

Só que não! Realmente a sesta que calhar em torno da hora de almoço é a mais importante. Sabem porquê? Porque vai acompanhar o vosso bebé até ele ter 4-5 anos!

Para além de que é a sesta que serve de laboratório de novas aprendizagens para o sono nocturno…como aceitar ser pousado, por exemplo, ou adormecer deitado, na horizontal, junto da mãe…

Por isso, eu sei que é duro, mas os almoços de família são difíceis de coordenar com um bebe! Combinem antes almoçar por casa, bem cedo e apareçam para o café e sobremesa!

(Pode ser que a sogrinha vos prepare um Tupperware de comida e não seja necessário fazer o jantar)

Junte-se à newsletter e receba um ebook gratuito.