3/1/2021

O Inverno, a gripe e o Sars - Cov2

Já todos percebemos que este inverno vai ser duro e a campanha para a vacinação gratuita contra o  vírus da gripe está a decorrer desde o início do mês de Outubro. No entanto, até ao momento, quando falávamos em vacinar crianças contra a gripe, falávamos em  crianças acima dos 6 meses com factores de risco identificados, nomeadamente os doentes crónicos.  A possibilidade de vacinar crianças perfeitamente saudáveis, especialmente no inverno 2020/2021  está relacionada com a suspeita de que será uma época bem difícil, pela circulação concomitante do  vírus influenza e do Sars-Cov2. Se em relação ao Sars-Cov2 já percebemos que as crianças são relativamente poupadas e não são o  principal veículo do contágio da doença, em relação à gripe sazonal, a realidade é oposta. Não só as crianças têm uma maior taxa de ataque da infecção viral quando comparadas com a  restante comunidade, como têm um papel extremamente importante no contágio do agregado  familiar e outros contactos próximos. Por outro lado, as crianças abaixo dos 5 anos e especialmente  abaixo dos 2 anos, mesmo saudáveis, têm um maior risco de desenvolver sintomas graves com a  infecção pelo vírus influenza. O risco de hospitalização é baixo, mas o consumo de recursos de saúde  é muito elevado. Agora, que está a decorrer a campanha de vacinação contra o vírus da gripe, gostaria de vos  transmitir as recomendações da Academia Americana de Pediatria, que EXCEPCIONALMENTE, este  inverno, recomenda a vacinação de todas as crianças com mais de 6 meses. Isto gera alguns problemas práticos: pode não haver vacinas para todos. Estamos a falar de uma  vacina que pode ser adquirida nas farmácias comunitárias, mediante prescrição médica e com uma  comparticipação de 37%.

Existem actualmente dois tipos de vacina (ambas tetravalentes  inactivadas), consoante a criança tiver menos ou mais de 3 anos. Por outro lado, se a criança for  menor que 8 anos de idade e não tiver registo de 2 vacinas contra a gripe em épocas anteriores, há a  necessidade de realizar duas doses, com o intervalo de 4 semanas. Por fim, gostaria de explicar porque é que, nos climas temperados, como em Portugal, o vírus da  gripe chega habitualmente no período entre Outubro e Dezembro e porque é que, com o calor que  se faz sentir, o vírus da gripe ainda não está em circulação. Desde o império romano que se sabe que a gripe surge no inverno (“influenza di freddo”), no  entanto, não tínhamos uma profunda compreensão dos motivos: Será que, por ser inverno,  fechamos as janelas ao frio e respiramos mais ar em proximidade uns dos outros, activando o  contágio? Será que, por ser inverno, produzimos menos vitamina D e como tal, temos uma alteração  do nosso sistema imunitário? Será que, por causa do frio, a temperatura corporal baixa, tornando- nos menos resistentes à infecção viral? Esta última razão não é específica do vírus da gripe e é o motivo pelo qual a febre constitui um  mecanismo de defesa inata contra a infecção: ao aumentarmos a temperatura corporal interferimos  com a capacidade de replicação de inúmeros vírus e bactérias ( e não só o vírus da gripe). Talvez a  ideia de que andamos “mal agasalhados” e que apanhámos uma “pontada de ar” frio, que tantas  vezes ouvimos da boca das nossas avós, não esteja assim tão errada!

Felizmente, devido a alguns estudos feitos em porquinhos da índia em 2007, começamos a  compreender o porquê desta associação. Curiosamente não é um factor do hospedeiro (ser  humano), mas sim um factor do agente infeccioso (o vírus da gripe): a viabilidade das partículas  virais parece ser muito maior, mesmo em superfícies inertes, quando a temperatura é mais baixa e a  humidade se reduz.  Se o clima frio e seco parece ser um factor indiscutível para o risco de transmissão em laboratório,  fica então por confirmar porque é que, todos os anos, o vírus da gripe parece chegar a Portugal  depois das primeiras chuvadas de Outono.  E como há tanto por saber e nos encontramos num momento único da história , nada como tomar  medidas preventivas contra a gripe e contra o contágio de outras doenças virais respiratórias no  geral e o Sars-Cov2 em particular

Junte-se à newsletter e receba um ebook gratuito.