16/5/2022

Vamos falar de desfralde?

Se há assuntos que merecem ser falados sobretudo nesta fase do ano, é o treino do bacio.

O tempo está mais quente e naturalmente começam os esforços para desfraldar os mais pequenos.

Há esta convicção que as crianças podem ser “treinadas” para deixar as fraldas a partir dos 18 meses. Como se controlar os esfíncteres, fosse algo passível de ser treinado.

Não é!

Cada criança tem o seu ritmo e o seu momento para deixar as fraldas. Sabemos por exemplo, que é virtualmente impossível que uma criança esteja preparada para largar as fraldas se passaram menos de 6 meses desde que começou a andar. E digo isto com muita franqueza, porque existem escolas que promovem o treino do bacio a partir dos 18 meses, sendo que a maioria das crianças começa a andar algures entre os 12 e os 14 meses…

Assim, relativamente ao treino do bacio, a minha postura é: se tivermos dúvidas que o nosso filho (a) esteja preparado, adiamos.

E porque é que é assim? Porque temos muito mais a perder se optarmos por fazer um desfralde precoce e intempestivo, do que se decidirmos ter paciencia e esperarmos.

Os desfraldes precoces acompanham-se frequentemente de um elevado nível de ansiedade e angústia: a criança percebe o que pretendem dela (fazer xixi e cocó em momentos convenientes) mas não consegue cumprir o que lhe é proposto, como tal (e porque naturalmente as crianças querem agradar aos adultos), fica ansiosa em relação ao seu desempenho e a subsequente aprovação.

Por outro lado, algumas crianças, face a um esquema de treino muito rigoroso, que as premeia se tiverem a fralda limpa, desenvolvem comportamentos de retenção fecal. Ou seja, perdem o sentido daquilo que têm de aprender a fazer naturalmente, que é eliminar urina e fezes em momentos e locais adequados, e passam a reter todas as fezes de forma a NUNCA fazerem cocó e manterem SEMPRE a fralda limpa. O exemplo mais clássico é bebé que nunca teve problemas de obstipação, que é incentivado a fazer o treino do bacio aos 18 meses e que de repente, começa a ficar tão obstipado que perde involuntariamente pequenas quantidades de cocó. A este fenómeno chama-se encoprese secundária e é, no fundo, a ponta do iceberg daquele que é o comportamento de retenção de algumas crianças.

Quais são os sinais que devem procurar no vosso filho (a), que indicam que ele estará eventualmente preparado para iniciar o desfralde?

1. Ele (a) gosta de vos ver na casa-de-banho, de falar sobre a sanita, de ver o conteúdo da sanita, de aprender tudo sobre o xixi e o cocó.

a. Nesta etapa, pode ser mesmo muito útil usar a curiosidade como alavanca para a mudança: ler livros infantis sobre desfralde, comprar meia dúzia de cuecas com bonecos engraçados, passar a usar fralda-cueca, por exemplo.

2. Ele(a) já consegue despir a parte debaixo da roupa sozinho (a).

a. Isto é tudo muito bonito, mas se a criança não consegue despeir-se eficazmente e a tempo de conseguir fazer xixi sozinha, esqueçam lá isso! Não há desfralde que funcione e só vamos aumentar a frustração.

3. Ele (a) notam perfeitamente que têm a fralda suja e pedem activamente para serem mudados.

a. Este é um detalhe muito importante! Se a criança tem a fralda suja e não quer saber, é muito pouco provável que esteja preparada e focada para fazer um desfralde! Se, por outro lado, a criança é sistemática na apreensão em ter a fralda suja, então, podemos fazer-lhe a proposta de ir ao bacio.

4. Ele(a) pede activamente para se sentar no bacio/ sanita.

a. E não, não estamos a falar de uma proposta nossa, ou de senta-los em fila indiana no bacio à espera que façam xixi só porque acabaram de acordar da sesta. Se a criança pede para se sentar no bacio, podemos estar em dois momentos muito distintos: ou estamos ainda na fase da curiosidade inicial (a criança senta-se e levanta-se 2 minutos depois, sem ter feito nada e a gritar triunfalmente “já está”) ou estamos já numa fase de compromisso, em que a criança já antecipa o relaxamento dos esfíncteres (e às vezes acontece ter acabado de fazer xixi e só depois pedir o bacio…não desesperem, faz parte!).

Assim sendo, nunca será a idade cronológica da vossa criança que ditará o momento do desfralde. Olhem para estes sinais e procurem as vossas respostas! Garanto que não chegará a adulto de fraldas!

Este post teve o apoio da marca Kandoo, detentora das melhores toalhitas biodegradáveis no mercado. E tenho para breve boas novidades para quem (como eu) precisa de ensinar os miúdos a limparem-se muito bem depois da ida a casa de banho.

Junte-se à newsletter e receba um ebook gratuito.